BENEFÍCIOS DA PSICOTERAPIA:
A psicoterapia proporciona diversos benefícios para o indivíduo. Dentre eles temos:
Escuta acolhedora e sigilo profissional: os atendimentos psicológicos têm como objetivo proporcionar um espaço acolhedor no qual o indivíduo pode expor seus pensamentos e sentimentos tendo a garantia do sigilo das informações fornecidas.
Autoconhecimento: é a capacidade que temos de conhecer melhor a si mesmo. O autoconhecimento é fundamental para que o indivíduo perceba quais são os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos diante de determinadas situações.
Tolerância à frustração: nem tudo acontece da forma que queremos e planejamos, portanto é importante que o indivíduo tenha a capacidade para lidar com a frustração. A psicoterapia ajuda o indivíduo a saber lidar com as situações do cotidiano e problemas, assim como adaptar-se a mudanças necessárias para gerar uma qualidade de vida.
Desenvolvimento das habilidades sociais: a psicoterapia ajuda o indivíduo a ter uma relação com o outro de qualidade, o que é fundamental, pois somos seres sociais.
Autoaceitação: a terapia proporciona que o indivíduo tenha uma visão positiva em relação a si mesmo.
Melhora na qualidade de vida: o indivíduo aprende durante a psicoterapia a como fazer escolhas e ter comportamentos que gerem saúde e bem-estar físico e psicológico.
Tratamento de transtornos: a psicoterapia é uma ciência que possui formas eficazes e eficientes para tratar os transtornos, sempre com o foco na individualidade de cada caso. Pois cada ser é único!
Ilze José Rocha (CRP 05/55518)
14/03/2021
HIGIENE DO SONO
O sono é fundamental para a nossa saúde física e mental, porém algumas pessoas possuem dificuldade para começar a dormir ou de manter o sono. A qualidade de sono prejudicada pode acarretar diversas consequências, dentre elas: cansaço, irritabilidade, sonolência diurna, confusão mental, dificuldade de concentração e aprendizagem.
Devido a isso é preciso conhecer e colocar na prática a higiene do sono. A higiene do sono envolve modificações de comportamentos e adaptações no ambiente do quarto que geram melhoria na qualidade do sono. Seguem algumas informações para ter um sono de qualidade:
Cuidados com o ambiente do quarto:
- O quarto deve estar arejado, escuro e limpo.
- Desligar todos os estímulos visuais, luminosos e sonoros (televisão, celular e rádios).
- A cama deve ser confortável.
O que podemos fazer para ajudar na nossa qualidade de sono?
- Ter uma alimentação leve e com quantidade moderada a noite.
- Evitar beber muito líquido durante a noite.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, café e refrigerante.
- Antes de se deitar é importante ir ao banheiro urinar.
- Ir para o quarto somente quando estiver com muito sono.
- Utilizar roupas confortáveis para dormir.
- Evitar pensar nos problemas e compromissos na hora de dormir.
É importante cuidar da nossa qualidade de sono. Portanto caso esteja com dificuldade busque ajuda de um profissional.
Ilze José Rocha (CRP 05/55518)
12/05/2021
Autoestima
A autoestima é uma palavra proveniente do Grego "Autós" (a si mesmo) e do Latim "aestimare" (valorizar e apreciar). A autoestima está relacionada com o nível de satisfação e a valorização que o indivíduo tem sobre si mesmo, que pode ser expressa em forma de aprovação ou rejeição.
A autoestima é variável, ou seja, pode estar baixa ou alta dependendo dos aspectos psicológicos e sociais que o indivíduo pode estar vivenciando. A autoestima interfere diretamente na qualidade de vida, no relacionamento pessoal e interpessoal.
Quando a autoestima está alta sentimos mais confiança em si e ficamos mais fortes e flexíveis para lidar com diversas situações que acontecem no nosso cotidiano. Além disso, autoestima alta faz com que o indivíduo tenha uma atitude mais realista e otimista da vida e consiga reconhecer suas conquistas com mais facilidade.
Porém, quando estamos com a autoestima baixa ficamos nos sentindo frágeis e duvidamos do nosso potencial, isso gera dificuldade para lidar com as situações adversas que venham a surgir na nossa vida. A pessoa que está com autoestima baixa tem medo de rejeição, dificuldade de reconhecer as próprias conquistas e se sente mais vulnerável em relação a opinião dos outros.
Devemos parar e pensar sobre o quanto estamos nos valorizando. É fundamental que o indivíduo valorize a si mesmo, pois desta forma sentirá seguro e confiante de que é capaz de atingir seus objetivos. Vamos cultivar a nossa autoestima todos os dias!
Ilze José Rocha (CRP 05/55518)
01/06/2021